WCON 2024

PMs de Cristo na Assembleia Mundial de Oração

 

O Capitão Joel Rocha e o Tenente Coronel Terra, diretores dos PMs de Cristo, representaram a Associação no World Prayer Assembly (wpa.org), encontro mundial de oração que reuniu cristãos e líderes de oração e organizações cristãs de todas as regiões do globo. O evento aconteceu em Jakarta, Indonésia e reuniu cerca de 10 mil pessoas de mais de 80 países que juntos intercederam e se dispuseram a trabalhar organizados em favor da renovação espiritual e transformação social em todo o mundo. 

 

Os PMs de Cristo fizeram parte da delegação do Brasil, composta por 15 integrantes.  participação institucional se deu pela seriedade do fórum no trato de questões que são relevantes para a igreja e à missão de associações como PMs de Cristo. “Queremos estabelecer um projeto dinâmico de oração pela Polícia Militar e esse intercâmbio internacional permite conhecer líderes e projetos de vanguarda sobre oração” ressaltou o Cap Joel Rocha. “Assim como em uma batalha os ataques aéreos precedem as forças que ocupam os territórios, a oração é a dobradiça que abre as portas do céu para nossas efetivas ações”, finalizou.

 

“O Encontro Mundial de Oração foi um divisor de águas em nossa história, pois impulsionou diretamente o nosso projeto de oração pela Polícia e pela cidade de São Paulo, que está em fase de estruturação", destacou o Tenente Coronel Terra.

 

Por ser o 4º país mais populoso do mundo, a Indonésia é a maior nação muçulmana e a igreja cristã, pela disposição de orar e servir, tem crescido de maneira vigorosa nos últimos anos, apesar de toda perseguição. Uma alavanca para igreja na Indonésia ocorreu após o evento do tsunami, que provocou a morte de 250 mil pessoas e deixou muuita destruição e mais de 100 mil órfãos. A igreja logo se mobilizou e passou a socorrer e servir aos flagelados. Os líderes mulçumanos, espantados, interrogavam os cristãos “nós queimamos suas igrejas, violentamos suas mulheres, matamos seus filhos, destruímos suas casas e vocês ainda vem nos ajudar, como pode ser isso?” a resposta da igreja foi o amor. “O Deus a quem servimos, que enviou seu filho Jesus para nos salvar e se dar na cruz em nosso lugar, nos ensina a amar e a servir, como Ele mesmo fez por nós”. O resultado foi milhares de mulçumanos convertidos a fé cristã e em poucos anos a população da Indonésia, saltou de 2% para quase 30% de cristãos.

 

O destaque da igreja local é a unidade e integração existente entre pastores e líderes de todas as denominações, que pagaram o preço da humildade e obediência. 

Impactou os presentes o testemunho do proeminente pastor que tinha fundado 500 igrejas. Em oração Deus lhe disse: ‘tire todas as placas das igrejas que tinha fundado e depois vá a cada pastor e peça perdão por sua arrogância e orgulho”.  Ele obedeceu, escrevendo cartas a todos eles, como resultado, a igreja goza de uma unidade, que é fruto do Espírito Santo. 

O congresso contou com uma impressionante infra estrutura, excelência na organização, apoio de 5.000 voluntários que produziram um ambiente de adoração e contínua intercessão, com salas de oração nas 24hs do dia. 

A igreja coreana, referência para a igreja no mundo, foi co-anfitriã, inspirou e  ofereceu todo apoio na organização, compartilhando recursos e a experiência de ter organizado a primeira Assembléia Mundial de Oração, em 1984.

Visionário, o congresso abrangeu tema para 4 gerações, que foram reconhecidas e honradas, a dos vovôs, pioneiros da primeira Assembléia, na Coréia; dos adultos, que carregam a visão; dos jovens abaixo de 30 anos, herdeiros da visão; e a geração profética das crianças. 

Egito, uma das nações escolhidas como alvo de oração foi destacada pelo recente movimento cristão na região. Um dos irmãos testemunhou que a nação é chave para alcançar o Oriente Médio Muçulmano. Um egípcio relatou que eles têm apenas 3 anos de liberdade e lutam para que a porta não se feche. Orando e lutando, são os novos heróis da fé.

 
A China compareceu com 600 delegados. A despeito da perseguição a igreja cresce exponencialmente. Dizem que a cada dia 30.000 mil chineses se convertem. Lágrimas de emoção e alegria surgiram ao ouvir em mandarim o lindo coral cristão.


As palestras foram de alto nível, renomados líderes como George Otis ministrou como a intercessão nos leva a ação e produz transformações. Testemunhou de feitos ao redor do mundo que estão mudando a realidade de sociedades e países. Ed Silvoso, inspirado, com desafiou os cristãos a adotar suas ruas, empresas e escolas. E afirmou, os resultados são impressionantes!

As noites foram de celebração do amor e poder de Deus, no meio de crianças, os jovens adorando a Deus e intercedendo. Em um romper espiritual, foi promovida a reconciliação da Coréia de Norte com a Coréia do Sul pelos seus representantes e também simbolicamente dos pais com os filhos, da velha geração com a nova geração. Na noite das crianças, o clamor foi em direção a denuncia da infância, abusada, oprimida, perseguida de morte, em miséria e sem estudo.

A irmã Neuza Itioka conduziu, com irmãos da Jocum, concorrido seminário sobre batalha espiritual e autoridade do nome de Jesus

O clímax do evento ocorreu na concentração de 120 mil pessoas no estádio, com mais de 362 cidades conectadas em oração. Pela internet, mais de 200 mil pessoas de todo o Globo acompanharam, ao vivo, o encontro. Com organização exemplar, tivemos momentos de adoração, a Deus, ministração da palavra intercalada por espetáculos de danças que eram colírios para os olhos. O veterano Pr. Paul Yongii Cho compartilhou impactante palavra. A presença de Deus foi maravilhosa e se fez real. 

 

Além das plenárias gerais o evento trouxe a discussão organizações e lideres que trabalham contra a exploração infantil pelo abuso sexual, trabalho escravo e tráfico internacional de pessoas; despertou para ações contra a perseguição religiosa, prisão e morte de cristãos missionários, luta pelo combate a fome e extrema pobreza e cooperação da igreja em prol da oração e do serviço social em favor de comunidades carentes e posicionamento de cidadania social como autêntico cristão, chamado, a exemplo de Cristo, para ser sal da terra e luz do mundo.

 

Os PMs de Cristo estão a disposição para somar esforços junto a liderança cristã para orar e trabalhar para que São Paulo e o Brasil possam experimentar o genuíno reavivamento espiritual que tem varrido a Indonésia e os países daquela região.

 

 

 

 

Relatórios