WCON 2024
 
Capitão Carvalho
Capelão Militar do 4º BPM
de Gurupi/TO
Quando perdemos um Guerreiro parece que parte de nós vai junto! Um dor lancinante corta nossas almas e as lágrimas vertem como um grito aflitivo, porém silencioso, dominando a atmosfera.

Confesso que as palavras da homilia necrológica que me veem à mente é algo vindo de Deus para acalentar os corações ali presente, maiormente à família enlutada. Enquanto falo, diante da esquife onde repousa o corpo já inexpressivo do companheiro, reluto para não externar o pranto altissonante presente nos lábios dos entes queridos que sofrem a irreparável perda.

Mas essa a vida policial militar! Há momentos em que estamos desfilando na avenida, demonstrando o nosso garbo, fazendo a parada cívico-militar ser um momento de reflexão sobre o valores e as conquistas alcançadas por esta nação; outros, porém, estamos a correr nos matagais ou nos centros urbanos, ostensivamente, numa atividade preventiva, repressiva... tudo a serviço da nossa boa gente tocantinense. A serviço da Vida!

O que nos alegra é a certeza de que não estamos sozinhos, pois Deus nunca nos deixou desamparados. Ele tem sido a nossa proteção... Tem cuidado de cada um de nós com todo o amor e o carinho que lhe é próprio! Quando vezes estamos inseridos em situações adversas, onde a única saída é a derrota, mas, como num passe de mágica, somos levados a outra realidade: A vitória!

Nos empolga ainda mais a certeza de poder contar com a sociedade tocantinense, composta na sua maioria de pessoas de bens, adultos e crianças de valores áureos, fundados numa verdade cristalina de que vale a pena ser honesto; que vale pena cultivar bons ideais... “mesmo com o sacrifício da própria vida”!

Ontem, 25 de setembro de 2013, na cidade de Palmeirópolis (TO), sepultamos um Guereiro, um valoroso Soldado, o Cabo Elivan Lacerda (36 anos), vitimado durante operação policial, logo após roubo realizado por uma quadrilha de malfeitores. Palmeirópolis parou para prestar as últimas homenagens a um dos seus filhos, o qual compunha as fileiras da Polícia Militar do Tocantins. Estivemos todos presentes: O Comandante do 4º BPM, Coronel Edvan de Jesus, grande parte do Oficialato e a Tropa, a Polícia Civil de Palmeirópolis e Policiais da Polícia Militar do Estado de Goiás. Foi um momento muito difícil! Mas cremos que assim como Deus sempre nos ajudou, continuará fazendo assim. A família e os amigos hão de ser consolados e a superação será uma realidade. O que nunca passará será o legado deixado pelo companheiro, o qual continuará falando vivaz aos nossos corações!

Finalizo externando os sinceros agradecimentos a toda a comunidade de Palmeirópolis, aos Policias Civis da localidade, aos PMs de Goiás, à jornalista Rozineide Gonçalves, do Jornal Mapa da da Notícia,  ao amigo Pastor Belto, da Assembleia de Deus, Ministério de Madureira,  e toda a sua equipe. Que Deus os recompense pelo apoio e carinho manifestados em favor do nosso saudoso companheiro, dos seus familiares e pela Polícia Militar do Tocantins.



É com pesar que o comando da Polícia Militar do Estado do Tocantins se pronuncia a respeito do falecimento do CB Elivan Alves Lacerda.
 
Profissional de conduta ilibada e incontestada executava as missões a ele ordenadas, com empenho e determinação, buscando os melhores resultados, tanto para sociedade quanto para corporação.  A ausência e a saudade estão presentes no seio desta corporação que hoje lamenta a partida de mais um bravo e valente guerreiro.
 
Cabo Lacerda que o conforto de um lugar melhor seja teu consolo. À família nossas consternações e sentimentos.
 
Foi incluído na Polícia Militar do Estado de Tocantins no dia 01/02/2001. Realizou o Curso de Formação de Soldados em Gurupi, sede do 4º BPM, onde concluiu o CFSd em 20/12/2001, sendo lotado imediatamente no 1º Pelotão da 1ª CIA em Gurupi até 23/05/2002 quando foi removido para o 3º Pelotão da 2ª CIA em Palmeirópolis, onde estava trabalhando atualmente.
 
Cabo Lacerda, nasceu em 12/08/1977 na cidade de Formoso do Araguaia, filho de José Rodrigues Lacerda e de Maria das Graças Lacerda, deixa a esposa, Evaci Barbosa e o filho Luan Lacerda Barbosa, de 14 anos.
 
 
Fonte: Portal da PMTO
 

Capelania