WCON 2024

Páscoa: Saber, Crer ou Viver?

 

Uma pergunta importante a se fazer em datas religiosas diz respeito ao sentido daquilo que está sendo celebrado ou comemorado. Você já se perguntou pelo sentido da Páscoa em sua vida, em sua realidade, em sua história?

 

A Páscoa é a principal data da fé cristã, pois fala da ressurreição de Jesus. E de que forma esse evento me alcança hoje?

 

Antes de respondermos, vamos voltar a tempos passados. A Páscoa iniciou-se como uma festa judaica, para lembrar a libertação do povo de Israel dos domínios egípcios. O cordeiro sacrificado, cujo sangue fora aspergido nos umbrais das portas dos israelitas, era um sinal de misericórdia. Onde houvesse o sangue não haveria a morte dos primogênitos. E assim se fez. 

 

Cerca de mil e quinhentos anos depois, o judeu Jesus, na celebração da Páscoa judaica, instituiu outro memorial. "Fazei isto em memória de mim", disse o Senhor. Agora ele, como cordeiro, é que teria seu sangue derramado. Diferente, porém, do episódio no Egito, sua morte diria respeito não a um povo, mas a todos os povos, e a libertação não seria sócio-política, como antes, e sim espiritual, existencial, integral e definitiva.

 

Celebramos essa morte. Ou melhor, celebramos essa morte-ressurreição, porque o Cordeiro não pode ser vencido pela sepultura, e a ressurreição do Cordeiro-Cristo é o ponto central da fé cristã.

 

Mas a pergunta permanece. Como isso me alcança hoje? Como diz respeito a mim? Celebrar a Páscoa é mais que saber que Cristo ressuscitou. É mais ainda que crer nessa realidade. Celebrar a Páscoa é viver o Cristo vivo em nós. Se não o vivemos em nossa vida, isto é, se não atualizamos hoje em nosso dia a dia o jeito de viver de Jesus, de nada adianta saber que ele ressuscitou. Nem mesmo adianta crer (não se esqueça de Tiago: crer, até os demônios creem). É preciso seguir seus passos.

 

Celebrar a Páscoa é renovar o desejo de andarmos na trilha de Cristo. Sua vida marcada por perdão, compaixão, curas e libertação deve inspirar nossa própria história hoje, para que a vida do Cristo vivo seja mais do que anunciada e pregada: seja vista nos dias atuais.

 

Que Deus nos ajude a viver a Páscoa. Saber? Sim. Crer? Também. Mas viver. Viver a Páscoa. Eis o chamado feito a nós!

 

2ºTen. Cpl. PMSC Thomaz

Capelania