WCON 2024
A BORBOLETA AZUL

Havia um viúvo que morava com suas filhas, curiosas e inteligentes.

As meninas sempre faziam muitas perguntas.

Algumas ele sabia responder, outras não.

Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem férias com um sábio.

As meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não saberia responder.

Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.

- O que você vai fazer? Perguntou a irmã.

- Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E assim, qualquer resposta que o sábio nos der, estará errada!


As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava meditando.

- Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?

Calmamente o sábio sorriu e respondeu:

- Depende de você. Ela está em suas mãos.

Assim é a nossa vida, o nosso presente e nosso futuro.

******************************************************

Colheres de Cabo Comprido
Autor Desconhecido

Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.
Foram primeiro ao inferno.
Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.
Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era grande.
Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu. Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. Não havia fome, nem sofrimento.
"Eu não compreendo", disse o homem a Deus, "por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?"
Deus sorriu e respondeu:
" Você não percebeu? É porque aqui eles aprenderam a dar comida uns aos outros."

Moral:

Temos três situações que merecem profunda reflexão:
1. Egoísmo: as pessoas no "inferno" estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedindo que se pensasse em alternativas para equacionar a situação;
2. Criatividade: como todos estavam querendo se safar da situação caótica que se encontravam, não tiveram a iniciativa de buscar alternativas que pudessem resolver o problema;
3. Equipe: se tivesse havido o espírito solidário e ajuda mútua, a situação teria sido rapidamente resolvida.

Conclusão:

Dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras.
O espírito de equipe é essencial para o alcance do sucesso;
Uma equipe participativa, homogênea, coesa, vale mais do que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados.
Isso vale para qualquer área de nossa vida, especialmente a profissional.
E, lembre-se sempre: A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer precocemente.

"Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende! "
Cora Coralina

******************************************************

OLHOS AZUIS
Emy era uma linda menina de 3 aninhos de idade... Ela morava em algum lugar dos EUA, em frente ao mar. Sua família era cristã. Eles iam todos os domingos à igreja e realizavam o culto doméstico... Emy era muito feliz!
Ela amava sua família e admirava os olhos azuis de seu pai, de sua mãe e de seus irmãos... Todos na casa de Emy tinham olhos azuis... Todos...menos....Emy!!!
O sonho de Emy era ter olhos azuis como o mar... Ah! Como Emy desejava isso!!!!

Um dia, na escola dominical, ouviu a "tia" dizer: "DEUS RESPONDE TODAS AS ORAÇÕES!"
Emy passou o dia todo pensando nisso... À noite, na hora de dormir, ajoelhou ao lado da sua cama e orou: "Papai do Céu, muito obrigada porque você criou o mar que é tão bonito!
Muito obrigada pela minha família! Muito obrigada pela minha vida! Gosto muito de todas as coisas que você fez e faz!
Mas...gostaria de pedir...por favor... quando eu acordar amanhã, quero ter olhos azuis como os da mamãe! Em nome de Jesus, amém."
Ela teve fé. A fé pura e verdadeira de uma criança. E, ao acordar, no dia seguinte, correu para o espelho. Olhou...e qual era a cor de seus olhos?...
CONTINUAVAM CASTANHOS!!! Por que Deus não ouviu Emy? Por que não atendeu ao seu pedido? Isso teria fortalecido sua fé!
Bem...naquele dia, Emy aprendeu que um NÃO também era resposta! A menininha agradeceu a Deus do mesmo modo... mas...não entendia...só confiava.

Anos depois, Emy foi ser missionária na Índia. Ela "comprava crianças para Deus" (as crianças eram vendidas por suas famílias - que passavam fome – para serem sacrificadas no templo, e Emy as "comprava" para libertá-las desse sacrifício).
Mas, para poder entrar nos "templos" da Índia, sem ser reconhecida como estrangeira, precisou se disfarçar de indiana: passou pó de café na pele, cobriu os cabelos, vestiu-se como as mulheres do local e entrava livremente nos locais de venda de crianças.
Emy podia caminhar tranqüila em todo "mercado infantil", pois aparentava ser uma indiana. Um dia, uma amiga missionária olhou para ela disfarçada e disse: "Puxa, Emy! Você já pensou como você faria para se disfarçar se tivesse olhos claros como os de todos da sua família? Que Deus inteligente nós servimos... Ele lhe deu olhos bem escuros, pois sabia que isso seria essencial para a missão que lhe confiaria depois!!!"
Essa amiga não sabia o quanto Emy havia chorado na infância por não ter olhos azuis... Mas Emy pôde, enfim, entender o porque daquele não de Deus há tantos anos !

Bem...o que eu queria dizer com essa longa e bonita história?


Apenas dizer que DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO !!!

******************************************************

A PONTE DO AMOR
Conta uma história que certa vez, dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida trabalhando lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. Ao abri-la, notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro em sua mão. "Estou procurando por trabalho", disse ele. "Talvez você tenha um pequeno serviço aqui e ali. Posso ajudá-lo?" "Sim", disse o fazendeiro. "Claro que tenho trabalho para você. Veja aquela fazenda além riacho. É de meu vizinho. Na realidade, é do meu irmão mais novo. Brigamos muito e não posso suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira perto do celeiro? Quero que você construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não precise vê-lo. "Acho que entendo a situação", disse o carpinteiro. "Mostre-me onde estão a pá e os pregos que certamente farei um trabalho que lhe deixarei satisfeito".

Como precisava ir a cidade, o irmão mais velho ajudou o carpinteiro a encontrar o material e partiu. O homem trabalhou arduamente durante todo aquele dia medindo, cortando e pregando. Já anoitecia quando terminou sua obra, ao mesmo tempo que o fazendeiro retornava. Porém seus olhos não podiam acreditar no que viam. Não havia qualquer cerca! Em seu lugar estava uma ponte que ligava um lado do riacho ao outro. Era realmente um belo trabalho, mas, enfurecido, exclamou: "Você é muito insolente em construir esta ponte após tudo que lhe contei!".

No entanto, as surpresas não haviam terminado. Ao erguer seus olhos para a ponte mais uma vez, viu seu irmão aproximando-se da outra margem, correndo com seus braços abertos. Cada um dos irmãos permaneceu imóvel de seu lado do rio, quando, num só impulso, correram um na direção do outro, abraçando-se e chorando no meio da ponte. Emocionados, viram o carpinteiro arrumando suas ferramentas e partindo. "Não espere!", disse o mais velho. "Fique conosco mais alguns dias. Tenho muitos outros projetos para você". E o carpinteiro respondeu: "Adoraria ficar, mas tenho muitas outras pontes para construir".

E você que está lendo este artigo agora? São pontes restauradoras de amor e perdão ou cercas de amarguras e inimizades que você tem construído? A Palavra de Deus diz que há bençãos excelentes para serem derramadas sobre as vidas que aprenderam o valor da união e promovem a paz (Mateus 5:9). A inimizade, a contenda, a ofensa, etc, podem fechar os céus sobre a cabeça de uma pessoa, quando esta é ofendida ou magoada e não consegue perdoar seu ofensor. Embora a maioria das pessoas recitem: "Pai nosso.....perdoa nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores" (Mateus 6:12), são poucos os que realmente vivem estas palavras. Muitas vezes o perdão se torna um grande desafio e a falta de perdão um peso sobre a vida daquele que não consegue perdoar. É bom lembrar que "perdoar não é esquecer" e sim "lembrar-se e não sofrer". A verdade é que só sabe perdoar aquele que foi perdoado. Em relação a nossa "dívida" com Deus (Romanos 3:23), foi muito grande o perdão que recebemos através de Jesus Cristo, na cruz do calvário (Romanos 6:23). Em suma, se não sei perdoar, não receberei perdão! Talvez você diga: "Não fui eu quem errei. Porque deverei perdoar? Olhe para Jesus na cruz! Não foi Ele que errou, mas é Ele que libera o perdão dizendo: "eles não sabem o que fazem". Se você abrir agora mesmo o seu coração para Jesus, "O grande perdão de Deus", Ele encherá o seu coração de amor e você saberá, na força d’Ele, perdoar e amar aqueles que estão ao seu redor.

******************************************************

Seja otimista e bom com os outros
Max Ehrmann

Siga tranquilamente entre a pressa e a inquietude, lembrando-se que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível, sem se humilhar, mantenha boas relações com todas as pessoas. Fale a sua verdade mansa e claramente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, pois eles também têm sua própria história.
Evite as pessoas escandalosas e agressivas. Elas são um martírio para o nosso espírito.
Se você se comparar com os outros, tornar-se-á presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém superior e alguém inferior a você.
Desfrute das suas realizações, bem como dos seus planos. Mantenha-se interessado em sua carreira, ainda que humilde, pois ela é um ganho real na fortuna cambiante do tempo.
Seja você mesmo, principalmente. Não simule afeição. Não seja descrente do amor, porque mesmo perante tanta aridez e tanto desencanto ele é tão perene como a relva.
Na ruidosa confusão da vida, mantenha-se em paz com a sua própria alma, apesar de todas as falsidades, fadigas e desencantos o mundo será sempre maravilhoso.
Seja prudente e faça tudo para ser feliz!
Max Ehrmann


Ministério de Mensagens SHALOM
Lavras/ MG 

Mensagens e Estudos