WCON 2024

As qualidades de um bom líder

Bons líderes possuem quatro qualidades.

Primeiro, a submissão. Somente alguém que soube seguir outro líder sabe como liderar bem. Conectar-se com as pessoas se torna possível porque você já passou pelo que elas estão passando. Líderes que nunca se submeteram à autoridade tendem a ser orgulhosos, autocráticos e nada realistas.

Em segundo lugar, a autodisciplina. Tomar boas decisões de forma consistente requer caráter e autodisciplina. Se agirmos de outra forma perdemos o autocontrole. O ensaísta britânico John Foster escreveu: “Nunca se pode dizer de um homem sem determinação e caráter que ele pertence a si mesmo. Ele pertence ao que quer que o torne cativo”. Pedro escreveu: “Conhecer a Deus leva ao domínio próprio.” (Pedro 1:5-6).

Terceiro, a paciência. Líderes olham à frente, pensam à frente e querem avançar. É isto que faz deles líderes. Mas o verdadeiro objetivo da liderança não é cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, mas levar consigo tantos quantos possível. Por este motivo, você precisa diminuir o ritmo deliberadamente, permanecer ligado com o seu povo, mantê-los informados e inspirados, recrutar a ajuda de outros para cumprir a sua visão e seguir em frente. E você não pode fazer isso se estiver correndo muito à frente dos outros. Salomão escreveu: “Terminar é melhor do que começar.” (Eclesiastes 7:8).

Finalmente, a prestação de contas. Muitas pessoas acham que prestar contas é a disposição de dar uma explicação pelos seus atos. Na verdade, a verdadeira prestação de contas começa muito antes de você tomar uma decisão. A maioria das atitudes erradas acontece porque não prestamos contas a tempo.

Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. (Atos dos Apóstolos 6:3)

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. (Provérbios 16:32)

“… Mas a nossa capacidade vem de Deus” (2 Co 3.5)

Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; e qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. (Marcos 10:43-44)

Mensagens e Estudos