WCON 2024

SEM DEUS, O MUNDO É UMA GRANDE CADEIA!!!

 

Sazonalmente assistimos alguma forma de amotinamento (rebelião) dentro do sistema penitenciário brasileiro. Os detentos tomando ocasião, normalmente, na hora da visitação de familiares, conluiados e armados (muitas das armas são artesanais) fazem desses, de outros detentos e de agentes reféns para reivindicar mudanças administrativas, melhorias, transferências, garantias de direitos e assistências jurídica, religiosa, psicológica e social gratuitas. E, muitas das vezes, conseguem a duras penas, depois de ferimentos, mortes e destruição de seus próprios meios pelo fogo e pela desordem.

         Comparando essa situação com os carnavais, que não expressam diretamente reivindicações de direitos e ganhos jurídicos, religiosos, sociais e psicológicos, mas, que também expõem a fragilidade da moralidade humana e da loucura da politicagem, representam o uso dos meios psicossociais para subjugar a massa com pão e circo, e, por conseqüência contribuem para uma série de atentados, mortes, desilusões, prostituições, libertinagem, promiscuidades sexuais, doenças facilmente transmissíveis, AIDS, e, para o desregramento social.

         Assim, embora uma estrutura, a carcerária (penitenciária), tenha objetivos punitivos e ressocializante, o que não condiz com a sua superlotação e ociosidade dos detentos. E, a segunda estrutura, o carnaval, não sendo uma prisão física, e, tendo objetivos diretamente opostos, mas, uma festa universalizante e politicamente “correta” (entre aspas), resulta em problemas semelhantes. Expresso, claramente, que tanto a primeira estrutura do cárcere e a segunda, do carnaval, são PRISÕES, socialmente falando, além dos resultados espiritualmentes negativos.

         Quais as semelhanças entre as prisões físicas com as suas mazelas e a grande festa da carne, o carnaval¹?

1. São prisões, circuitos fechados, com a diferenças das grades e muros, uma material (visível) e a outra espiritual (invisível).

2. Podem ter resultados surpreendentes, nas suas formas negativas.

3. As transgressões são freqüentes (quebra de tabus familiares e das normas sociais).

4. Em ambas tem soldados fardados para inibir os atentados contra a vida, fiscalizar os excessos, livrar dos sinistros, limitarem as ações humanas e isolar socialmente os transgressores.

5. Alguns resultados já são esperados: mortes, doenças transmissíveis, alteração do sistema nervoso humano pelo consumo de drogas lícitas e ilícitas, tragédias no trânsito, ferimentos e desestruturações familiares. Aumento da Violência.

 

6. Desgastes e perdas morais e financeiros. Pelos temores, e suas dores, os homens procuram fugir da realidade com mais ações violentas, hipocrisia e irresponsabilidades.

 

Conclusão

 

O carnaval dá lucro, por incrível que pareça, somente aos industriais da grande indústria das bebidas alcoólicas, dos cigarros, têxteis, alimentícias, aos donos de postos de combustíveis, aos operadores do direito (advogados), aos comerciantes e aos políticos (que usam o dinheiro público para ganhar com votos e dinheiro, também). Com o carnaval tem-se prejuízo ao erário público, pouco desse dinheiro retorna. Grandes prejuízos, pois, em contrapartida vamos ter: A corrupção, a conformação dos pobres (que gastam tudo), a afirmação da miséria, o prejuízo no sistema de saúde pública (doenças, remédios e dependências químicas) e sua ineficiência, o aumento das infidelidades conjugais e a desesperança. Que coisa!

         O povo está refém de tudo e de todos os lados. No sistema chamado mundo há uma escravidão imperceptível ao que JESUS revela como SERVIDÃO DO PECADO.

Joa 8:34

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.

 

O que fazer?

 

R.: Procurar urgentemente ter a liberdade e o discernimento dados pelo General JESUS CRISTO.

 

a) Se o filho (JESUS) vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.

Joa 8:36

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Joa 8:32

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

 

b) Aquele que tem a unção do Espírito Santo discerne tudo e tem muitas vitórias.

1Jo 2:20

E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.

1Jo 2:27

E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

 

c) O jugo do Senhor é suave e o seu fardo leve.

Mat 11:30

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

 

d) Os anjos guardam a cidade por Deus amar alguns justos que nela vivem.

Gen 18:28

Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.

 

e) A paz que excede nosso entendimento não nos deixará transgredir, pois, teremos o nosso coração idêntico ao de Deus, em verdade e em santidade.

Flp 4:7

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

 

f) O Deus Todo-Poderoso se torna a nossa fortaleza, e, socorro bem presente nas circunstâncias angustiantes.

Sal 46:1

DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Deu 8:17

E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.

2Sa 22:33

Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.

Sal 18:1

EU te amarei, ó Senhor, fortaleza minha.

Sal 18:2

O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.

Sal 31:3

Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.

Sal 43:2

Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?

Sal 59:17

A ti, ó fortaleza minha, cantarei salmos; porque Deus é a minha defesa e o Deus da minha misericórdia.

Sal 62:7

Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus.

Sal 71:3

Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.

Sal 73:26

A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.

Sal 91:2

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Sal 140:7

Ó Deus o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.

Sal 144:2

Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.

Pro 8:14

Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.

Jer 16:19

Ó Senhor, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia; a ti virão os gentios desde os fins da terra, e dirão: Nossos pais herdaram só mentiras, e vaidade, em que não havia proveito.

Hab 2:1

SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido.

 

g) Somos transportados da dimensão das trevas e da maldição para o reino de luz.

Ato 26:18

Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

2Co 4:6

Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.

Col 1:13

O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

1Pe 2:9

Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

 

h) O Deus Todo-Poderoso tabernacula em nós, e, por nós faz coisas novas.

Apo 21:3

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

1Co 6:19

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Rom 10:15

E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

Apo 21:5

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

 

i) Descobrimos que o prazer da carne tende a transgressividade, a temporalidade e á prisão física e espiritual. Já o prazer da reconciliação com o nosso PAI, Deus, é dimensionalmente grande, por nos dá aproximação a Ele, vitórias seqüenciais nas batalhas da vida, alegria e cura interior. Estamos vivendo o maior gozo do planeta, JESUS CRISTO EM NÓS ESPERANÇA DA GLÓRIA.

2Co 5:18

E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

2Co 5:19

Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Rom 14:17

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

1Co 4:20

Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.

1Co 6:9

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?

1Co 6:10

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

1Co 15:50

E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Gal 5:21

Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Efe 5:5

Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

 

j) Temos toda sorte de bênçãos nos lugares celestiais em CRISTO JESUS.

Efe 1:3

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

Efe 2:6

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

Efe 6:12

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais

 

         Caiam por terra! Todas as instituições escravizantes, aquelas que não têm origem em Deus!

         Não sabeis vós que a sabedoria de Deus é loucura...pois, os sábios desse mundo - na sua maioria estão acostados ao poder, ou, influenciando-o, como os membros das sociedades secretas, imitadores do templo – seu Deus  é o seu ventre.

Rom 16:18

Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

R1Co 1:18

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

1Co 1:21

Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

1Co 1:23

Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

1Co 1:25

Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

1Co 2:14

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

1Co 3:19

Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.

 

Glória a Deus! Sou livre!!!

 

Autor: LÚCIO DOM

  • ¹A palavra carnaval deriva da expressão latina carne levare, que significa abstenção da carne. Este termo começou a circular por volta dos séculos XI e XII para designar a véspera da quarta-feira de cinzas, dia em que se inicia a exigência da abstenção de carne. Assim sendo, passou a significar a despedida da carne. Este significado indicava que no carnaval o consumo de carne era considerado lícito pela última vez antes dos dias do jejum quaresmal.
  •  
  • Historiadores vinculam a sua procedência às festas populares em honra aos deuses pagãos Baco e Saturno. Em Roma, realizavam-se comemorações em homenagem a Baco. Os famosos bacanais eram festas acompanhadas de muito vinho e orgias, e também caracterizadas pela alegria descabida, eliminação da repressão e da censura e liberdade de atitudes críticas e eróticas.
  •  
  • À luz das Escrituras o carnaval é uma festa pagã que celebra as paixões carnais. Muitos, por ignorância, não vêem problema algum por se tratar apenas de uma “festa cultural”. Todavia um exame criterioso indicará que o carnaval está associado à desordem, às drogas e à imoralidade (entre outras coisas que embora lícitas, não convém). No carnaval só há uma regra: É proibido proibir! Os antropólogos consideram-no "rito de inversão", momento em que valores e hierarquias são contravertidos. Dicionários registram que a palavra "carnaval" significa confusão, desordem, orgia, inconseqüência e irresponsabilidade.
  •  
  • O Brasil é mundialmente conhecido como o "País do Carnaval". Muitos se orgulham disso. É lamentável que essa "festa carnal" seja definida como cultural, uma espécie de identidade nacional. Para nós, os cristãos, a tristeza é ainda maior, porque sabemos que essa festa deriva da homenagem a um falso deus, Baco, patrono da orgia, da embriaguês, dos excessos da carne, cujas conseqüências são sempre danosas.
  •  
  • A Palavra de Deus diz que "os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz". (Rm. 8.5-6).
  •  
  • kissses@

Mensagens e Estudos