WCON 2024

Segue o link de Matéria Publicada em UMA revista dos ESTADOS UNIDOS, versando sobre o Programa de Educação Moral fazer Efetivo implementado Pela Capelania Militar da PMDF.

Cap. Cpl. Gisleno de Faria

 

 

Polícia do Brasil ter aulas bíblicas para reduzir o stress

 | 28 de outubro de 2013 | 4 Comentários
  20   36 reddit 0
 
   1

RIO DE JANEIRO (RNS) Em meio a preocupações sobre a brutalidade da polícia, policiais militares brasileiros estão tendo aulas de estudo da Bíblia durante as suas horas de trabalho para ajudá-los a lidar com o estresse e melhorar suas vidas pessoais e familiares.

A iniciativa ensina oficiais como aplicar conceitos bíblicos para questões familiares cotidianas e encoraja-os a procurar exemplos bíblicos que dão conselhos, orientações e soluções sobre questões familiares, incluindo como criar filhos, lidar com as finanças e construir relacionamentos pessoais.

O Programa de Educação Moral foi lançado como um projeto piloto de três meses em Brasília pela Polícia Federal do Distrito Militar em parceria com a São Paulo com base em Universidade da Família. Mais de 150 policiais solicitaram a adesão ao projeto, mas apenas 70 foram selecionados para participar das sessões semanais de duas horas por causa do espaço limitado.

O curso baseado cristianismo atingiu polêmica com críticos argumentando que não é apropriado para o Brasil como um Estado laico - com uma política declarada de neutralidade sobre a religião - para promover os ensinamentos cristãos em uma instituição pública. A Polícia Militar é o braço civil das forças de segurança e responsáveis ​​pela lei ea ordem nas ruas, atendendo cenas de crime e prender os suspeitos.

"A Constituição proíbe expressamente a divulgação da doutrina religiosa", disse Paulo Blair, professor de direito constitucional da Universidade de Brasília.

Mas um representante da polícia militar disse que, enquanto o Estado secular deixa claro que ele não vai favorecer uma religião em detrimento de outra, isso também significa que o Estado não irá interferir com o funcionamento de qualquer religião.

"Nós vemos este curso como uma ferramenta que pode ajudar nossos oficiais, disse polícia militar capelão Gisleno Farias, coordenador do programa.

O programa vem num momento em que a polícia do Brasil estão sob crescente pressão para conter suas táticas de mão pesada contra os manifestantes anti-governamentais que tomaram as ruas aos milhares este ano para protestar contra as políticas de gastos do governo, a corrupção política e da quantidade excessiva de público fundos investidos na construção dos estádios da FIFA 2014 Copa do Mundo e locais olímpicos.

Lucia Nader, diretora executiva da Conectas, uma organização de direitos humanos brasileira com sede em São Paulo, disse que o nível de violência exibida pela polícia militar ao manusear o controle da multidão pede reformas urgentes.

"A Polícia Militar não ter seguido o processo de democratização no país", disse Nader. "Eles devem ser capazes de proteger os cidadãos, e não tratá-los como inimigos, cumprir as suas funções de forma eficiente, mas também respeitar os direitos humanos."

Mas, como ataques violentos de agitação social, como os confrontos da semana passada entre manifestantes e polícia de segurança no Rio de Janeiro, continuam a perturbar grandes cidades brasileiras, as autoridades dizem que estão tentando encontrar formas de aliviar o estresse de seus funcionários.

"A polícia precisa estar preparado para o pior, porque nunca se sabe o tipo de situação que são susceptíveis de enfrentar em uma base diária", disse Farias.

O capelão disse que 90 por cento dos oficiais em Brasília, definem-se como cristão para que o material foi projetado para refletir a fé.

Notícias