A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta sexta-feira (13), sessão solene em homenagem aos 20 anos da União dos Militares Evangélicos do Rio Grande do Sul (Umergs). Proposta pelo vereador Waldir Canal (PRB) e aprovada no início deste ano, a solenidade integra a programação de aniversário dessa Instituição. Na oportunidade, Canal também entregou o Diploma de Honra ao Mérito à Rádio Esperança, emissora que dedica sua programação ao evangélico.
O próprio vereador Waldir Canal presidiu a Sessão Solene, destacando o histórico da Umergs, ao lembrar que integrou efetivamente do processo de grandes conquistas da Instituição; “pois atuamos incessantemente na conquista de terreno para construção da sede própria e fomo autor da Lei que reconhece a Umergs, como entidade de utilidade pública”. Canal falou, ainda, do trabalho social desenvolvido por essa União de Militares, qual é composta por oficiais e praças da ativa, da reserva ou reformados das Forças Armadas, das polícias militar, civil e federal, e por servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários e da Guarda Municipal e seus familiares, “com o propósito de propagar a palavra do evangelho e os ensinamentos de Deus”, observou o parlamentar.
Após receber o diploma pela Rádio Esperança, o diretor Marcelo Marins informou que o veículo de comunicação foi criado por “meu pai, Antônio Marins, que almejava, ter uma emissora de rádio em que se pudesse levar a palavra do evangelho”, ao informar que a emissora de ondas médias, sintonizada no dial 1390 kHz, com 25 kW de potência, possui estúdio e parque de transmissores, situados na capital gaúcha e, "apesar de comercial, a tem uma programação direcionada para o segmento evangélico. "Nossa grade é ocupada por igrejas que produzem programas com a finalidade de evangelizar, edificar, educar e informar", finalizou.
O presidente da Umergs, Coronel Salomão Pereira Fortes, agradeceu a seus familiares, a Canal, a sua diretoria e aos parceiros no trabalho de evangelização, ao saudar o primeiro presidente da Instituição, o soldado policial militar Ezequiel Borges Vieira. O cel Salomão reiterou que “o trabalho da Umergs é levar a mensagem que Cristo salva, cura; é o nosso general, que está presente em todas as batalhas”, destacando o lema: “Mãos que prendem, almas que libertam”. O presidente informou que, atualmente, existem 121 grupos de militares evangélicos que desenvolvem um trabalho social de auxílio aos mais necessitados, a exemplo das 150 crianças do bairro Mário Quintana, “na sua maioria filhos de pais alcoólatras e drogaditos”.
Prestigiaram esta solenidade, representantes governamentais, deputados, vereadores, a Banda da Brigada Militar, que sob a regência do Tenente Zonir Menezes executou os hinos Nacional Brasileiro e do Rio Grande do Sul, o Consul Geral da República de Gana, Willis Taranger, o presidente da Assembleia de Deus, o Pastor Oliveira , o presidente do Instituição Beneficente Coronel Massot (IBCM), Daniel Lopes; além de representantes de diferentes instituições militares do Estado.