WCON 2024
Fé para a pacificação

Polícia Militar vai levar trabalho religioso às UPPs

Coronel Távora, capelão chefe da PM - Foto de Guilherme Amado
Em nome da pacificação, a partir de 12 de julho, a PM começa nas Unidades de Polícia Pacificadora um trabalho espiritual entre policiais e moradores. Os padres e pastores do Serviço de Assistência Religiosa da PM farão a ligação entre as lideranças religiosas das comunidades ocupadas e os objetivos do governo do
Estado nas favelas.

O objetivo da PM é apoiar espiritualmente os policiais das UPPs, além de acelerar a aproximação entre eles e os moradores. O projeto, que será tocado pelo capelão da Polícia Militar, coronel capelão Edson Távora, começará pelo Morro Santa Marta, em julho, e, até novembro deste ano, visitará todas as pacificadoras.

Teólogo de formação, Távora acredita que o contato espiritual possa servir de instrumento de ligação entre os policiais e os moradores. Inicialmente, explica, os comandantes das UPPs farão um café da manhã entre os padres e pastores da Capelania e representantes religiosos locais:

— O comandante pode chamar quem ele quiser, de todas as religiões.

A segunda etapa do trabalho religioso terá uma celebração católica e outra evangélica, tendo entre os fiéis tanto os policiais quanto os moradores.

Após o primeiro encontro, na UPP do Santa Marta, os religiosos irão, nessa ordem, às favelas do Batan, Chapéu Mangueira e Babilônia, Cidade de Deus, Pavãozinho e Cantagalo, Tabajaras e Cabritos, Providência, Borel, Formiga e Andaraí. A meta de Távora é que o trabalho seja permanente:

— Receberemos mais cinco capelães até o fim do ano e estaremos prontos para continuar em 2011.

Fonte: http://extra.globo.com/geral/casodepolicia/posts/2010/06/25/policia-militar-vai-levar-trabalho-religioso-as-upps-303061.asp 

Notícias