WCON 2024
 

PM abre edital para contratação de 5.264 policiais e bombeiros militares

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) está com inscrições abertas para o concurso público que contratará 5.264 profissionais de segurança pública, sendo 4.445 policiais militares e 819 bombeiros militares. As metas e outros detalhes do concurso foram acertados em uma reunião com os diretores da Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Paranavaí (FAFIPA), que será responsável pela organização do concurso.

“O efetivo previsto em lei para a Polícia Militar é de 26,745 mil policiais, mas para contratação tudo deve ser muito bem planejado, tendo em vista que o aumento de efetivo sempre demanda um impacto na receita do estado. Com este edital procuramos completar o efetivo, bem como repor as saídas por conta do tempo de serviço”, explica o Comandante-Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.

Atualmente a Polícia Militar do Paraná (PMPR) conta com um efetivo de 19,5 mil policiais em todo o estado. A última contratação foi de 2.510 mil policiais militares, 526 bombeiros militares e 189 cadetes, sendo que alguns já se formaram e outros se formarão até março de 2013. “Nunca houve no estado do Paraná, em um curto espaço de tempo, um número tão grande de contratações. Esses policiais militares saem do curso de formação bem preparados para todas as situações que deverão encontrar, independente das unidades que os receberem”, destaca o Comandante-Geral.

A remuneração durante o curso de formação é de uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.463,03, que é referente ao salário de um soldado de 2º classe, e após a conclusão o soldado, agora de primeira classe, recebe o valor de R$ 3.225,99. As inscrições seguem até o dia 21 de janeiro, às 14 horas.

CONCURSO – A reunião para definição das regras e diretrizes do concurso foi realizada na manhã de segunda-feira (10/12), no Quartel do Comando-Geral, na Avenida Getúlio Vargas, em Curitiba, capital do Estado. Estiveram presentes o Subcomandante-Geral da PM, coronel Cesar Alberto Souza, o major Gilson Luiz Semmer, Chefe do Centro de Recrutamento e Seleção, e Onivaldo Izidoro Pereira, Diretor Presidente da Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Paranavaí (FAFIPA). 

A realização das provas está prevista para o dia 24 de fevereiro de 2013, e contará com 40 questões objetivas divididas entre Português, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente e atualidades. Haverá também a redação. Todo o conteúdo será de nível de Ensino Médio (2º Grau) e está disponível no edital.

As vagas serão regionalizadas sendo: 1º Núcleo - Curitiba, Região Metropolitana e Litoral; 2º Núcleo - Londrina e região; 3º Núcleo - Maringá e região; 4º Núcleo - Ponta Grossa e região; 5º Núcleo - Cascavel e região. Os inscritos poderão escolher a região em que irão tentar a vaga. Para se inscrever os candidatos devem ter o Ensino Médio completo, idade máxima de 30 anos, estar em dia com suas obrigações eleitorais e com o serviço militar.

O processo de avaliação será dividido em prova escrita, teste físico, avaliação psicológica, exame clínico e uma avaliação social. Todas as demais informações como nota de corte, conteúdo programático e as regiões escolhidas, estarão disponíveis no edital publicado no site da FAFIPA: http://www.fafipa.org/site
 

Relatórios