WCON 2024
Prezados Senhores(as),

Contrapondo a máxima popular que diz  “noticia ruim se espalha rápido”, compartilho com os Srs e Sras parte da clipagem impressa desta segunda-feira. Por ressaltar ação que eleva o nome da Instituição a boa notícia é uma matéria publicada no Jornal A Notícia, edição de 18 Jan 10. Na seqüência, segue  ainda mensagem recebida pelo Portal da PMSC sobre o episódio (alguns dados pessoais e de identificação eletrônica foram suprimidos). 

ALESSANDRO MARQUES
Cap PM Resp Ch CCS

HEROÍSMO
  -  PM salva menina de afogamento

Uma menina de 11 anos, que se afogava na Boca da Barra, em Barra do Sul, foi salva por um policial militar na tarde de sexta-feira (15). Segundo testemunhas, Maiumy Grabrieli de Carvalho já tinha ido várias vezes para o fundo e não havia salva-vidas no local naquele momento. Testemunhas do afogamento ficaram com medo de enfrentar a correnteza, mas um policial militar que estava fazendo a ronda, ao ouvir os gritos de socorro, não pensou duas vezes e salvou a menina.

“O local era perigoso, havia correnteza forte, mas os gritos da criança me fizerem esquecer tudo e rapidamente retirei o cinto de guarnição com a arma e me joguei na água com uniforme, celular, enfim, não lembrei de nada e graças a Deus consegui resgatá-la com vida”, conta o soldado Waldirlei Jair da Silva.

“Tenho 14 anos de vida militar e durante este período já participei de muitas ocorrências arriscando minha vida, mas este salvamento foi o que mais me emocionou”, conta o policial, que recebeu o carinho dos pais da menina e da própria Maiumy, que fez questão de agradecer ao seu herói.
 


Na tarde do dia 15/01/2010, pude ver de perto a bravura, o ato de heroísmo de um policial da policia militar, que no ato de sua atividade, fazendo ronda numa das ruas em direção a praia, e sem esperar o inevitável aconteceu. Defrontou-se com um afogamento de uma jovem que por questão de minuto quase perdeu a vida. A família desesperada gritava e diante da situação ficaram impotentes, porque ajudar alguém que esta nesta situação... Tem que ter habilidade e condições físicas. É horrível ver alguém pedindo socorro.
A percepção e a agilidade desse soldado foi brilhante, ele conseguiu retirar a vitima com vida, seria impossível a sobrevivência se o mesmo não estivesse naquele exato momento, seu heroísmo impediu que a vítima fizesse parte da estatística, onde mais uma jovem per de a vida por afogamento.
Quero parabenizá-lo pelo seu gesto humano, colocando sua própria vida em risco, pois não mediu esforços, a emoção e a razão foram unidas por uma causa justa, a vida de um ser humano.

 

 “Maria de Fátima Alves”
professora alfabetizadora e diretora da EJA - (Educação de Jovens e Adultos)


Peço a Deus que lhe de vida e saúde para que possa continuar sua jornada.
votos; Maria de Fátima Alves e UMESC




.



Relatórios