WCON 2024


2º Encontro da UMERGS em Passo Fundo

Mãos Que Prendem Homens Podem Libertar Almas 

     Nos dias 30 e 31 de maio, às 19h30min, nas dependências da Igreja Evangélica Assembléia de Deus aconteceu o 2º Encontro da UMERGS – União dos Militares Evangélicos do Rio Grande do Sul. O GRUME – 3º RPMON PASSO FUNDO - grupo de militares evangélicos de Passo Fundo, com o lema: Mãos Que Prendem Homens Podem Libertar Almas é coordenado pelo Sargento Vilquerson Samuel Machado. Estiveram presentes no encontro o Presidente Estadual da UMERGS, o Coronel da Reserva Salomão Pereira Fortes, de POA; o presidente da AD de Passo Fundo Pr João Maria Hermel; Pr Sandro Nogueira; Pr Antonio Valcir Lamperty de Não-Me-Toque; Tenente Coronel Antonio Gilseu Souza, Comandante da Brigada Militar de Erexim, RS; Major Antonio Carlos da Cruz, Comandante da Patrulha Ambiental de Passo Fundo e região; Sargento do Exército Moisés, de POA; Sargento da Brigada Militar Nehemias Freitas Alegre, de POA; os alunos do Colégio Militar Tiradentes – da Brigada Militar de Passo Fundo (Jade, Teles, Leonardo, Eloisa e Aquemi).

     Na parte do louvor participaram o grupo de louvor formado pelo Tenente Daisson da Silva, a Átrios Orchestra, Jairita Cassiana, Madalena Vargas, Luzangela e Jessica de Gentil, RS. Nas duas noites de festividade, o Exército de Débora, formadas por mulheres evangélicas tiveram participação especial.  

     Paulo em sua prisão ganha nove mil soldados para Cristo 

       No encerramento do evento o Pr João Maria trouxe uma saudação: “É uma honra para as igrejas evangélicas ter vocês nos representando entre os militares, e saber que em todos os níveis da sociedade estão os evangélicos e isso faz a gente feliz. Na carta de Paulo aos Filipenses 1. 12 e 13 fala: E quero irmãos que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho, de maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana e por todos os demais lugares. Nós sabemos que o apóstolo São Paulo escreveu treze cartas dos 27 livros do Novo Testamento, e das treze, quatro delas ele escreveu dentro das prisões em duas oportunidades que ele esteve em Roma, uma delas ele escreveu em dois anos. Quando ele se converte, Deus falou a Ananias, eu escolhi este perseguidor, e ele vai levar a mensagem aos reis, as autoridades, aos governantes... E Deus preparou um caminho como prisioneiro para o apóstolo, e como prisioneiro ele chegou diante das maiores autoridades daqueles dias. Lá na cadeia em Roma escrevendo aos irmãos em Felipos, ele disse nas minhas prisões Deus contribuiu para o bem, pois nas minhas prisões eu pude pregar o evangelho para toda a guarda pretoriana que era a elite da guarda Romana. E Paulo encerrou seu livro com uma saudação dizendo todos te saudamos, mas muito especialmente mando saudação para os irmãos da casa de César, que eram nove mil soldados que o apostolo São Paulo ganhou nas suas prisões para Jesus; e se formou uma igreja que se chamou Os Irmãos da Casa de César. Parece que esse trabalho de vocês militares começou naquela época, Deus abençoe o trabalho de vocês” - incentiva Pr João. 

     Adestra as minhas mãos 

     Na primeira noite do evento, o Pr Sandro Luiz Nogueira trouxe uma mensagem enfatizando a importância dos militares meditarem e louvarem a Deus, antes de tomarem qualquer decisão precipitada, ou saírem para o “combate” apressadamente, sem antes pedir uma direção divina. Pr Sandro baseou-se no texto Bíblico de Salmos 18. 34 Adestra as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre. 

     Evangelize, em tempo e fora de tempo 

     No encerramento do encontro pregou a palavra o Pr Antonio Valcir Lamperty, Tenente aposentado da Brigada Militar, que há cinco anos, é Pastor presidente do campo de Não-Me-Toque. “Meus queridos colegas, companheiros, colocados por Deus numa grande missão. E eu transmito esta palavra: Disse o apóstolo, mas tu não dês ouvidos, não te envolvas com este mundo, com aqueles que não querem saber, mas tu segues sóbrio. Veja bem o que tu faz, faça com firmeza, com oração e direção de Deus, pois Ele está nesse negócio. Mas pregue, evangelize, em tempo e fora de tempo. Se tu abrires a sua boca o Senhor vai ser contigo. Fazes a obra de um evangelista. O evangelista é aquele que não pode ver alguém caído sem ajudá-lo a levantar. Muitos estão com os ouvidos tapados, se calando diante do mundo secular, mas Deus tem te escolhido para dizer a esse mundo perdido que existe uma solução, que Cristo liberta e Ele confirma esta palavra. Não é o homem que nos comissiona, mas o Espírito de Deus” – fala Pr Lamperty.

Relatórios