Histórico da UMENE
Coincidindo com a alegria na exaltação ao Senhor Jesus Cristo oferecida pela caravana do Estado da Bahia ao adentrar no Ginásio de Esportes Irineu Bomhausen – Camboriú/SC, quando da IV Conferência Sul-Americana e XII Congresso Nacional da UMCEB – eventos realizados em 24 a 28 de setembro de 2003, e pela emulação evidenciada pela já criada UMESUL, os oficiais e praças presentes oriundos do Nordeste Brasileiro – DOS ESTADOS DA BAHIA, MARANHÃO, RIO GRANDE DO NORTE, PARÁ, PARAÍBA, ALAGOAAS E PERNAMBUCO – convocados pelo Espírito Santo decidiram aos vinte e cinco dias do mês de setembro doês de setembro do ano de dois mil e três, às 22h00, instituir a UMENE – União dos Militares Evangélicos do Nordeste, com a Diretoria Provisória composta pelos Cap PMPB Lúcio Domingos da Silva – Presidente, Maj PMBA Josafá Soares de Souza – Vice-Presidente, Ten PMBA Capelão Gildásio Gomes de Jesus – Primeiro Secretário, Sgt PMMA Jório Vieira dos Santos – Segundo Secretário, e, Sgt PMPB José Vieira dos Santos – Tesoureiro, com as bênçãos dos Maj Capelão PMAL Nogueira e Cap Capelão PMRN Ribamar, e especialmente do Pr. Major PM Álvaro Cavalcante, o qual procedeu com a oração de consagração.
A UMENE, instituída por Deus, funcionalmente objetiva “CONSCIENTIZAR OS MEMBROS DAS UNIÕES DO NORDESTE, SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO, DA CONVOCAÇÃO SACROSSANTA À FOMENTAÇÃO DO EVANGELISMO E À INCLUSÃO NA COMUNIDADE DO REINO DE DEUS DOS MILITARES, POLICIAIS E SERVIDORES DA SEGURANÇA PÚBLICA”, e concomitantemente: Exaltar ao General Jesus Cristo em UNICIDADE – sendo muitos em UM SÓ pensamento, sentimento e ação – como Ele rogou ao Pai, João 17; Cooperar com os nossos Comandantes na exemplificação profissional e cidadã, e, em suma, Cumprir o IDE do Senhor: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda Criatura”. Marcos 16.15.
E MAIS.....
RELATÓRIO DO III CONGRESSO DA UMENE
Nos dias 23 e 24 de agosto do corrente ano, a UME/PB (especialmente o Núcleo UME de Guarabira) em parceria com a UMENE, sob a presidência do Sr, Cel RR PMPE Pastor Francisco Tércio, promoveram mais um evento de Adoração ao General Jesus Cristo com o tema: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”, desta feita no Ginásio do Colégio Estadual de Guarabira.
Os preletores foram os Ministros do Evangelho: (1) Militares Maj PMPB Lúcio Domingos (Presidente da UME/PB), Sgt RR PMPE José Ferreira (Pastor Ferreirinha), Cb PMRN Jean Oliveira e Cel RR PMPE Pastor Francisco Tércio; (2) Civil, Evangelista da AD Abreu e Lima Josué.
Testemunho: Cap PMPE Alan
Cantores: Cap PMPB Abenício, Sgt PMPB Henrique, Sgt PMPB Maciel, Cb PMPB Da Costa, Cb PMAL Barbosa, entre outros militares e civis.
Na nossa forma costumeira de adoração, os momentos de adorações realizados foram de grande valia para o elevo da nossa alma. As pregações tiveram os seus ápices baseados nos: SACRIFÍCIO EXPIATÓRIO DE CRISTO NA CRUZ (nos evangelhos); segundo DEUS PROCURA SOLDADOS PARA UNGÍ-LOS (Salmos 89.19, 20 e 37); terceiro A NECESSIDADE DE DISCERNIMENTO ESPIRITUAL, e, o Presidente da UME falara sobre a INTERCESSÃO DE JESUS PARA A GLÓRIA E UNIÃO.
O EVENTO fora uma bênção para a Glória de Deus Pai. Vale ressaltar que todo esforço do Núcleo de Guarabira para a efetivação do Congresso se deve a todos os policiais militares, e em especial ao CABO PM MÁRIO FEITOSA, que com abnegação e zelo pela obra dos Militares Cristãos Evangélicos fez vários traslados (Jaboatão dos Guararapes-PE, Recife e João Pessoa), e dessas cidades conseguiu apoios espirituais e materiais.
A adoração a Deus se deu no estilo pentecostal, o que para nós representa apenas um seguimento do trabalho da UME/PB, pois com o objetivo maior de congregar todos os policiais (independente da sua denominação) ao exercício da fé cristã, É NOS OBRIGADO abrir espaços para Estudos da Palavra com militares pastores de igrejas históricas tradicionais.
Estamos lutando pela integração da UMCEB no Nordeste, observa-se que falta algum encaixe para que isso aconteça. Mesmo o evento se dando ao luxo de arcar com as despesas de alimentação e, ainda, ter o prazer da hospitalidade (na Igreja, nos quartéis da PM e dos Bombeiros, no local do Evento) sentimos as ausências dos Estados do PIAUÍ, MARANHÃO (que fez um evento semana antes), CEARÁ, SERGIPE e BAHIA.
Sabemos que o evento em si fora coroado com êxito, houve salvações, curas (de Hérnia e de Enfermidade na Coluna) e profecias. Entretanto, PODE SER MELHOR!
Alguns pontos a melhorar:
(1) Comunicação entre os presidentes de UNIÕES;
(2) Escolha do Estado sede do Evento, após consulta a todas as presidências de Uniões.
(3) Planejamento efetivo da Diretoria da UMENE (que foi omissa)
(4) Falta de Cobrança da Diretoria da UMENE de um Relatório Financeiro.
(5) Precisamos fazer um enxugamento quanto aos doadores (pois, não podemos ser “pedintes” do comércio e dos políticos, especialmente de pessoas que escarnecem do evangelho. Que por sinal não sabemos se houve tal situação constrangedora).
(6) É importante para a UMCEB enviar (financiar) representações de membros de outras regiões do Brasil.
(7) Não houve a participação de militares federais fardados (apenas um que estava a paisana)
(8) O Núcleo da UME/PB em Guarabira ainda está tendo sutilmente direcionamento privado e pessoal. Maior desafio da UMCEB/UMENE resolver AS PLURALIDADES prejudiciais a UNIÃO DOS SANTOS.
(9) Os presidentes das UNIÕES e líderes militares precisam ser mais atuantes e decididos, quanto as escolhas não respeitam as prerrogativas estatutárias de LINHA DE COMUNICAÇÃO. Deixam nitidamente transparecer que existe preferência.
(10) Infelizmente, os Pastores e Líderes Militares não entenderam o que é UNIÃO EM CRISTO (salmos 133), especialmente os da reserva ou reformados estão em busca de novas ovelhas para os seus apriscos. Parecem que lutam duplamente, com preferência para a segunda ideologia. Primeiro, militam PELA Obra dos militares, e segundo, para o CRESCIMENTO dos seus apriscos (visão denominacionalista). Esquecem que somos uma UNIÃO DE DENOMINAÇÕES QUE RESPEITAM O MESMO DEUS e SEGUEM O MESMO CRISTO.
(11) Estamos percebendo aqui na PARAÍBA (quiçá no Brasil) que há uma corrida para ver quem faz o melhor CONGRESSO DE MILITARES ou eventos pró-UME/PB. Cumpre-se em alguns a previsão apostólica sobre os últimos dias. Assim, sabendo disso, eu carrego na mente a mesma opinião paulina: “Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade. Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente... Mas outros, por amor... Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. (Filipenses 1.15 – 18)”.
(12) Alguns pastores militares da ativa fazem questão de virem de terno, não gostam da farda. São vaidosos. Não querem se submeter a ordem estatutária, eu nem falo, da ordem hierárquica militar. Que por essa alguns não querem mesmo ser submissos. Esses não dão continência, são debochados, alguns avarentos e presunçosos. Pedem dinheiro como se profissionais fossem para pregar em congresso de militar (eu admito até uma ajuda para o combustível). QUE VERGONHA! Eu glorifico a Deus que revela na Bíblia que esses não tem qualquer GALARDÃO NO CÉU!
Sugestões:
a) Criar uma sala de Conferência (Fórum) via Internet para DÚVIDAS e ORIENTAÇÕES.
b) Tornar acessíveis modelos de relatórios para EVENTOS (p. ex. pré e pós-congressos).
c) Ter uma sede- Auditório da UMCEB, em Brasília.
d) Começar do zero. A União que participar da UMCEB deve ser obrigada (a começar pelo SUL e SUDESTE, que acredito ter melhores condições) a contribuir com um montante equivalente a trinta membros legalmente registrados (o valor mensal para cada membro). Caso, contrário, a direção da UMCEB será fragilizada, propiciando o crescimento por região (de forma legal), com contribuições financeiras e tudo mais.
e) A UMCEB deve promover reuniões de orações (ou retiros espirituais) para líderes em cada micro-região do Brasil (estados próximos).
f) A UME deve partir para a formatação da ordem legal administrativa. Especialmente, porque, já no próximo ano a nossa entidade fará 10 (dez) anos de existência, sendo todos obrigados a se reger pelo Estatuto sob pena de serem DESLIGADOS de fato e substituídos (reprovação moral e social).
Peço oração pela AQUISIÇAO DA SEDE DA UME/PB e por tudo que a torna funcional.
Bênção decorrente:
No dia seguinte (segunda-feira), ainda impactados com as mensagens recebidas, e convidados por nós militares para uma Consagração (jejum e oração) que estamos a fazer na Igreja AD (Assembléia de Deus – Bayeux-PB), antes que o peruano Dionício e sua Esposa Mirna chegassem lá, travaram uma batalha espiritual na casa da família. Pela manhã, JESUS LIBERTOU A SOGRA DO CANTOR PERUANO DIONÍCIO, mulher que há muitos anos era CAVALO de Satanás (FEITICEIRA), e, no momento em que sua esposa MIRNA (e filha dessa senhora) estava louvando ao Senhor Jesus (ela é cantora iniciante), um ou mais demônios se manifestara (m), e para a Glória de Deus, eles o (s) expulsara (m) na AUTORIDADE DO NOME DE JESUS, esta senhora passou a SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA.