WCON 2024


MILITARES EVANGÉLICOS de PORTUGAL-Associação
P. João de Azevedo Coutinho, n.º 7 - 1º Esq.
1170 - 190 LISBOA /PORTUGAL TELEFAX: + 351 21 8146442
Endereço Electrónico: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Sítio: WWW.militaresevangelicos.com
Membro da: AEP - Aliança Evangélica Portuguesa
AMCF - Association of Military Christian Fellowship
Boletim Informativo N.º 22 (JAN/JUN 2011)

EDITORIAL: O SENHOR DEUS É A MINHA FORÇA! (Hb 3:19a).
Força! Foi a mola de impulso que o profeta Habacuque encontrou para os dias muito difíceis que o povo estava enfrentando. Sem grandes desvios e tendo em consideração a situação temporal, quase nos atrevemos a dizer que eram muito semelhantes aos que assolam o mundo dos nossos dias, nomeadamente a nossa situação em Portugal.
A queixa é uma forma de manifestar a insatisfação e indignação perante os factos adversos, a qual também foi usada pelo profeta perante Deus, derramando a sua queixa perante o Senhor. Contudo, na sua honestidade, franqueza, oração e confiança em Deus, ele encontrou força suficiente para vencer as adversidades da grave situação.
Que cada um de nós individual e colectivamente possa pedir perdão a Deus pelos erros cometidos e solicitar a Sua bondosa e incondicional ajuda, nestes tempos de aflição para o povo em geral e naturalmente para as Forças Armadas e de Segurança. Pela nossa parte rogamos a Deus por sabedoria e bênção para com Sua Exa. o Presidente da República, bem como para com todos os membros da Assembleia da República e Governo ora constituídos, para que possam encontrar a força necessária em Deus, no sentido da boa condução dos destinos da nossa querida nação.
A Bíblia diz: “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor” (Lamentações de Jeremias 3:39-40).
“O Senhor Deus é a minha força, Ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos”. Habacuque 3:19


MEP em marcha ….. actividades previstas para o 2º semestre 2011




18SET- Celebração do “Dia MEP”; Encontro do Grupo Regional Norte (Viseu).
21/23 OUT – V Conferência MEP
(ABLA, Carcavelos)


08DEZ - Almoço Natalício MEP
(local a designar oportunamente)

Reuniões Especiais:
BALUM/Lisboa: 5ª Feira , 12:30 Oração e Reflexão Bíblica;

AFA/Sintra, BA5/Monte-Real, BA6/Montijo, BA11/Beja, CFMTFA/Ota:
Ocasionais, sujeitas a confimação.
BEM - VINDOS!








BÍBLIAS CAMUFLADAS MEP – Projecto de 2ª edição
A Direcção Nacional tem sentido a orientação divina no sentido de avançar para uma segunda edição das bíblias camufladas modelo MEP. Assim, estão já em curso diligências nesse sentido. E porque mais bem-aventurado é dar do que receber, convidamo-lo a associar-se a este projecto de fé, através de donativo que poderá creditar no NIB: 0033.0000.45229813490.05 (BCP). Deus possa ricamente abençoar-vos!

MEP em retrospectiva … NOTÍCIAS referentes ao 1º semestre 2011
1. IGREJAS&ORGANIZAÇÕES PARAECLESIÁSTICAS
18/21FEV - Encontro Europeu Militares Cristãos AMCF-Lubbecke/Alemanha. Os MEP estiveram presentes através do TCOR Samuel Cóias e esposa, bem como 39 representantes de 18 países (Albânia, Bielorrússia, Bulgária, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Kosovo, Moldávia, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Suécia, Inglaterra, Ucrânia, E.U.A.). Este encontro de líderes europeus foi iniciado pelo ex-vice presidente da AMCF, Major Mark Filingham (promovido à glória em 10Set10) e esposa Anthea. O actual presidente Cmdt Brian Parker e esposa Jean, têm dado continuidade a esta visão. Este ano o tema foi “Discipulado” (2 Timóteo cap. 2). Louvamos a Deus por esta oportunidade de fortalecimento espiritual e partilha de amizade nas magníficas instalações militares de Lubbecke.
Em 29MAI visitámos a Igreja Cristã Nova Vida, na Ramada, a convite do Pr. Luis Gonçalves, caro sócio MEP. Foi um dia de partilha espiritual e também uma oportunidade para conhecer melhor a novel igreja e dar-lhe a conhecer a visão MEP. Em 19JUN, a convite do Pr. Jefferson, amigo MEP de longa data, visitamos em Odivelas a Assembléia de Deus - Ministério de Santos em Portugal.
23/26 JUN – Decorreu em Méjannes le Clap (França) o 60e RIMP 2011 (60º Encontro Internacional de Militares e Polícias Protestantes) subordinado ao tema “Resistir”. Por impossibilidade de agenda, os MEP não estiveram representados, tendo enviado mensagem de saudação e encorajamento.
2. SEMEADURAS DA PALAVRA - BÍBLIA CAMUFLADA MEP
FEV/ABR/JUN no AT1- Bíblias MEP para militares em missão fora do TN. Em 22, 24, e 28 de Fevereiro; em 18 de Abril e também em 14 de Junho, os MEP tiveram mais uma vez a alegria e privilégio de equipar com cerca de 450 Bíblias MEP os militares portugueses que partiram em missão para o Kosovo e Afeganistão. Oramos para que Deus os proteja e guarde nas situações difíceis que certamente encontrarão e em especial pelo afastamento das suas famílias e amigos. Que Deus os abençoe e guarde é a nossa oração. A este propósito, recebemos um e-mail do Sr. Capelão Borges, do qual se transcreve: ”(…) É com muito agrado que acuso a recepção das fotos e do Boletim MEP. Obrigado por existirem, pelo vosso testemunho, pela vossa dedicação, pela vossa presença. A vossa oração dá-nos ânimo e força para esta missão militar e de vida. Um abraço a todos. Obrigado.”
3. EVENTOS DIVERSOS


29JAN - Grupo Regional do Alentejo reúne em Estremoz. O 1º GR MEP a ser constituído (18SET10) reuniu desta feita na AD/Estremoz, por gentileza do pastor local., que agradecemos.
26FEV - Assembleia Geral MEP 2011. Ocorreu na Igreja das Boas Novas (Lisboa), em ambiente de grande cordialidade. Agradecemos a Deus pelo que nos concedeu fazer no ano de 2010.
09ABR - MEP em cerimónia do Dia do Combatente (Estremoz). Neste dia foi feita justa homenagem pública com a colocação do nome na placa dos combatentes no respectivo monumento em Estremoz, ao militar evangélico - 1º Cabo Paulo Feliz Fonseca Cóias, desaparecido na Guiné em 6 de Abril de 1973. A convite do Pres. da delegação de Estremoz, MAJ Velez Correia, os MEP estiveram representados pelo TCOR Samuel Cóias e pelo ex-1ºCabo Nataniel Fonseca, assim como mais alguns familiares.
17MAI - Reunião com cadetes na Academia da Força Aérea. Como já vem acontecendo com alguma frequência, os MEP visitam esta casa no sentido de apoiar espiritual e moralmente alguns cadetes evangélicos que ali se encontram, nomeadamente a Cadete Ana Lóide que tem dinamizado estas reuniões. Desta vez encontramos ali mais 2 evangélicos, os CADAL Daniel Cavadinha e Maria Miguel (Angola) e Carona (simpatizante). Oremos para que Deus os continue a ajudar e abençoar para que sejam verdadeiros soldados de Jesus nesta Academia.
18JUN – Pic-Nic MEP/2011. Realizou-se na Quinta Oásis – Parque Discovery (Barreiralva, Mafra), com a presença de 57 pessoas. As sardinhas e febras estavam óptimas, assim como as iguarias trazidas pelos participantes. Antes do almoço, visitamos o Museu do parque, onde aprendemos acerca das belezas da criação do nosso Deus. Os mais jovens tiveram o privilégio de dar um mergulho na piscina. Pela tardinha tivemos um tempo espiritual de louvor e adoração a Deus por mais este tempo de convívio e alegria.


PARABÉNS
Em 12 de Abril contraíram matrimónio o sócio MEP Cap. GNR Pedro Ribeiro e esposa Dra. Laura Ribeiro. Aqui ficam os merecidos parabéns, com votos de felicidade e muitas bênçãos de Jesus.


TESTEMUNHO MEP – SAJ CAV “CMD” LUIZ VERGARA PERES


Esta minha experiência, num Teatro de Operações com este risco, ultrapassou tudo aquilo que no âmbito militar eu tinha passado. Aqui, toda a vaidade e arrogância se transformam na mais humilde forma de estar e proceder. No Afeganistão pude ver a mão de Deus a agir diariamente, ao sermos confrontados com todo o tipo de ameaças, vindas não se sabe bem de onde. Aqui, todos e tudo são potenciais perigos, e todos os dias se ouvem relatos de camaradas de outros Contingentes serem mortos ou ficaram feridos em acções levadas a cabo pelos Grupos Insurgentes, enquanto os nossos rapazes chegam pela mão de Deus e nada lhes acontece, Glória ao Pai!

Numa das minhas saídas para as formações, parti cedo para o centro de Kabul, numa viatura todo-o-terreno. Após terminar a missão, almoçámos e iniciámos o deslocamento de regresso. A tripulação da viatura era de três militares (um a conduzir, outro ao seu lado á frente e eu atrás do condutor). Como de costume, quando nos deslocamos vamos atentos a tudo o que se passa no exterior para tentar antecipar qualquer ameaça. A cerca de 1 km da nossa Base, reparei que um rapaz aparentando 13 a 14 anos vestido com uma túnica branca, baixou o braço energicamente. Logo de seguida ouvimos um som estridente dentro da viatura, tendo reagido de acordo com os procedimentos de segurança: marcamos a zona e saímos do local rapidamente.

Chegados à Base e já refeitos do susto, seguiu-se a verificação da viatura. Peritos estrangeiros encarregados de analisar este tipo de incidentes informaram-nos que tinham sido disparados contra nós dois tiros de Espingarda Automática e que a Blindagem tinha sido eficaz mas tinham perfurado até a meio da camada, (Glória a Deus, eu estava sentado do lado contrário aos disparos) e que provavelmente o rapaz que vimos baixar o braço seria quem deu o sinal para o ataque. Graças à mão poderosa de Deus não nos aconteceu nada, mas no dia seguinte na mesma estrada um quilómetro antes um atentado semelhante, infelizmente, matou um camarada e feriu outro de um Contingente Estrangeiro.

À parte todo este "stress" do dia-a-dia, há um povo completamente perdido no tempo (no dia 21 de Março aconteceu a passagem de ano Afegã, para o Ano de 1390), um povo carente e sedento de coisas novas que lhes são proibidas por força da Lei Islâmica. Devo confessar que são um povo de fé (á maneira deles), "rezam" cinco vezes por dia ao deus deles. E nós conseguimos orar uma vez em cinco dias? Irmãos nós nem sabemos o quanto é bom termos liberdade para poder ir á Casa de Oração, o quanto é bom podermos congregar com outros irmãos. Neste país, embora queiram fazer parecer o contrário, quem se disser Cristão, começa por ir para a prisão, é julgado, a seguir condenado e depois desaparece, mais ninguém ouve falar dessa pessoa.

Crianças com fome e sede. Num dos dias em que fomos dar formação num local a cerca de seis ou sete quilómetros da nossa Base, mal tinha-mos chegado ao local e saído das viaturas, começaram a aparecer crianças vindas nem se sabe muito bem de onde, porque aquele local é quase na totalidade Montanhas, pedras, pó e vegetação seca, depois de subirem uma encosta com um desnível, aproximado, de 100 metros para nos pedirem comida e água. Tínhamos indicação que não devíamos dar comida às crianças, que por não estarem habituadas, normalmente tinham problemas de estômago e intestinos, mas água nós demos. Após uns minutos reparei num pequenito que por isso mesmo, ser pequenito, não conseguiu chegar ao topo, e então com o bracito esquerdo recolhido em sinal de humildade e respeito, esticava o direito e pedia insistente para lhe darem água. conseguimos fazer chegar-lhe um garrafa de água e ele em sinal de vitória exibia a garrafa esticando o bracito bem alto. Glória Deus. Estas crianças se tivessem liberdade de escolha e não uma lei imposta, com alguma certeza teriam outras opções de vida. Aqui reforcei o que tinha aprendido e constatei que realmente em tudo devemos dar Graças!!!

Aqui encontrei também apoio da Capelania Evangélica Francesa, liderada pela Pastora Isabelle Maurel, que me recebeu no seio da sua comunidade evangélica. Foi muito bom estar com irmãos de nacionalidade diferente e partilharmos as mesmas preocupações e apoiarmo-nos mutuamente. Também junto de um grupo de quatro camaradas do nosso Contingente partilhei com eles o Evangelho numa altura em que eles estavam mais sensíveis e precisando de apoio. Por isso, termino este pequeno testemunho lançando a seguinte questão: para quando um capelão Evangélico (Pastor, Missionário, crente referenciado para tal) a acompanhar as nossas Forças nas Missões no Estrangeiro. Aqui no Afeganistão a França tem Capelania Evangélica, os EUA têm um Pastor que os acompanha, a Alemanha tem um Militar Evangélico, autorizado, que ministra os seus camaradas e nós temos que pedir que nos acolham nas suas comunidades. Os nossos Militares não têm opções quando estão em Missão, pois só têm um Capelão Católico para optar, ou ficar pelo bar a fazer passar o tempo, sabe-se lá como. Deus vos abençoe de forma poderosa.
SAJ CAV “CMD” Luiz Vergara Peres
O SENHOR DEUS É A MINHA FORÇA!

"Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha Salvação. Jeová, o Senhor, é a minha força…". (Hb 3:17-19a)

Alegrar-se vai além de uma circunstância positiva ou favorecedora, é uma escolha em lembrarmos as promessas do Senhor e entendermos que cada uma delas foi escrita para nós. Paulo e Silas quando foram presos e açoitados conseguiram entoar louvores ao Senhor e exaltá-Lo, mesmo numa situação tão delicada e opressora! Escolheram ver além das algemas, das ameaças, fizeram do lugar frio, sujo e amaldiçoado onde estavam um santuário para engrandecer o Senhor.

Ultimamente Deus me tem permitido encontrar pessoas que têm passado terríveis momentos de tristeza em meio a situações melindrosas. Ontem mesmo soube de uma família que teve sua filhinha abusada sexualmente e o rapaz que praticou tal ato diabólico com ela era menor e foi solto. Neste último Domingo esta família estava na igreja e somente o consolo do Espírito Santo e a alegria sobrenatural de Deus pode e tem transformado esta situação e trazido cura. Ah, como nos alegrar com tantas tragédias a nossa volta e até mesmo na vida daqueles que mais amamos? Somente algo sobrenatural, um verdadeiro mover de Deus no interior de cada um de nós. Porém, precisamos deixar Sua força entrar e tomar conta de todo o nosso ser, dominar nossa alma, corpo, espírito! Enquanto te escrevo também oro por ti, que a unção de Deus domine agora toda a tua vida, para que sejas forte!

Nunca se esqueça que neste exato momento há mais alguém passando por algo muito delicado, se possível até pior que a circunstância que te ataca. A diferença reside em possuir (ou não) a maior espada e instrumento para vencer na vida, a Palavra de Deus. Lembre-se que sua força não está no seu braço, não está no seu talento ou recurso financeiro, somente Deus te pode ajudar, somente Ele te pode tirar do lamaçal e levar-te ao lugar de vitória! Deus é tua força, Ele tem-te permitido viver para resplandeceres e reinares em vida, para levares as boas novas e a cura. Se ataques têm vindo sobre ti, sê forte e continua vivendo pela fé!

Tire um tempo para adorar ao Senhor, vá para o secreto com Deus, só você e Ele! Derrame-se, entregue-se, renda-se no colo do Senhor, Ele te levantará e te sustentará por toda vida.
www.andrevaladao.com/blog

Queres começar, hoje mesmo, a ter um relacionamento pessoal com Jesus? Então faz a seguinte oração: “Jesus, desejo convidar-Te a entrar na minha vida. Creio que morreste por mim e que por Teu sangue pagaste o preço de todos os meus pecados, dando-me o dom da vida eterna. Pela fé (confiança) em Ti, recebo esta dádiva e reconheço-Te como meu Salvador e Senhor. Ámen.”

Se desejas receber apoio espiritual ou qualquer esclarecimento, não hesites em contactar-nos!

Sítio: www.militaresevangelicos.com
Correio electrónico: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Telefones: 218146442/917363674
 

AMCF - Notícias