WCON 2024
 Hinos de louvor e homenagens emocionam presentes no culto de Ação de Graças do 159º aniversário da PM Por Marcia Santos Jornalista PMPR

"Vou te dar o meu melhor, vou te dar o meu primeiro". Com esta frase do hino de louvor organizado pela Banda da Polícia Militar em homenagem aos 159 anos da corporação, foi iniciado o culto de Ação de Graças, também alusivo ao aniversário da instituição militar que tem como missão proteger o cidadão paranaense. A solenidade ocorreu na noite da quinta-feira (08/08) na Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular - uma família para todos, no Centro Cívico, em Curitiba.

O culto, organizado e coordenado pelo tenente-coronel Fábio Mariano de Oliveira do Corpo de Bombeiros, que também é pastor, foi prestigiado pelo Comandante-Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk, acompanhado de sua esposa e Presidente da Cruzada Social Cosme e Damião da PM, Maria Nair Decker Bondaruk, além do Comandante do Corpo de Bombeiros da PM, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, do Diretor de Ensino e Pesquisa da PM, coronel Douglas Sabatini Dabul, do Deputado estadual, Gilson de Souza, presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg's), vereadores da capital, oficiais e praças da corporação, além do coronel Jaime Cabral, presidente da Comunidade Evangélica da Policia Militar do Paraná (CEVAM).

Após a entrada de militares estaduais fardados com diferentes uniformes usados pelas unidades da corporação, o Comandante-Geral da PM, coronel Roberson, falou a todos os presentes sobre a necessidade de agradecer a Deus por todas as conquistas que a PM teve durante estes 159 anos. "Se chegamos até aqui, é porque fomos conduzidos por Deus, temos a certeza de que nossa batalha é mais espiritual do que física, mas também temos a certeza de que Deus está ao nosso lado", disse. 

"Por isso estamos aqui para louvar e agradecer e como Comandante-Geral é uma honra poder, em nome dos militares estaduais, agradecer pela forma como sempre fomos recebidos nesta casa evangélica", completou. Depois das palavras do Comandante-Geral, o pastor Eduardo zdrojewski, que conduziu o culto, convocou os presentes para juntos abençoarem os policiais e bombeiros militares de todo o Paraná. "Eles [policiais] são as pessoas que mais correm risco de morte, e nem sempre olhamos para eles, por isso vamos abençoa-los", pediu.

De joelhos. Foi assim que o subtenente Ivan Fonseca cantou a canção "Soldado Ferido", que pede a Deus para que não deixe soldados que foram vítimas de ferimentos durante o exercício da profissão morram. "Eu queria agradecer a Deus, Comandante Geral, por ser um policial militar e vou me colocar de joelhos porque eu sou o soldado ferido e Deus me salvou", declarou o policial militar antes de dar voz à canção que arrancou lágrimas de muitas pessoas. O subtenente é integrante da Cevam, que atua dentro dos quartéis levando a palavra de Deus.

A PM também recebeu, durante o evento, homenagens. A primeira – Votos de Congratulações e Aplausos – oferecida pela Câmara de Vereadores de Curitiba, foi entregue ao Comandante-Geral da PM pela Vereadora Noemia Rocha, alusiva aos trabalhos prestados por ele à corporação e pelos mais de 30 anos de serviço. Em seguida, o deputado Gilson de Souza também entregou uma homenagem à Polícia Militar do Paraná. 

Relatórios